Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Cartas Geográficas do Iluminismo

INAUGURAÇÃO 16 DE JANEIRO | 16H00

O Museu da Ciência da UC assinala os 482 anos da transferência definitiva para Coimbra do Estudos Gerais, por ordem do Rei D. João III, a 16 de Janeiro de 1537, inaugurando a exposição "Cartas Geográficas do Iluminismo".

Os estatutos pombalinos da Universidade de Coimbra criaram a Faculdade de Philosophia Natural. Com o objectivo de promover o ensino experimental das ciências, a Reforma de 1772 criou também o Gabinete de História Natural, que hoje integra a Galeria de História Natural do Museu da Ciência, onde se encontra uma colecção histórica de animais, plantas, fósseis, minerais, rochas e modelos, valiosa tanto do ponto de vista patrimonial como científico.
Recentemente, cinco mapas do Séc. XVIII da autoria de Jean-Baptiste Nolin (c.1657–1708), adquiridos durante o período da Reforma Pombalina, foram restaurados, com o generoso apoio da Reitoria da Universidade de Coimbra, fazendo agora parte do circuito expositivo do Museu da Ciência da UC. Esta sessão visa apresentar ao público estes tesouros do Iluminismo, agora recuperados.

A sessão contará com a presença do Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Professor João Gabriel Silva.