Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

3 ECLIPSES - PROGRAMAÇÃO GERAL

16 DE MAIO A 30 DE SETEMBRO

O eclipse total do Sol de 1914, cuja faixa de totalidade atravessava a Europa entre a Noruega e a Ucrânia, mobilizou a comunidade astronómica internacional. Da Universidade de Coimbra, Francisco Costa Lobo, preparou uma expedição portuguesa que viajou com intenção de observar o eclipse na Crimeia. A comitiva encontrava-se em Berlim a 1 de Agosto de 1914, dia em que a Alemanha declarou guerra à Rússia e foi obrigada a desistir do projecto e a regressar a Portugal. No dia 21 de Agosto, Costa Lobo acabou por apenas observar um eclipse parcial em Coimbra.
O eclipse solar de 29 de Maio de 1919, total na ilha do Príncipe (costa Oeste de África) e no Sobral (Brasil), foi observado e fotografado por um grupo de astrónomos liderados por Arthur Eddington numa expedição conjunta entre a Royal Astronomical Society e da Royal Society. As observações deste eclipse são um marco relevante para a visão que temos hoje do Universo pois permitiram finalmente, pela primeira vez, confirmar experimentalmente a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.
Em 2013, a 3 de Novembro, um novo eclipse solar total foi visível na ilha do Príncipe, numa trajectória muito semelhante à do eclipse de 1919. Foi uma oportunidade única para o Príncipe recuperar o evento científico de 1919 e ligá-lo à ciência moderna.
O projecto ECLIPSE 2013: História e Ciência no Príncipe contou com dois objectivos principais: por um lado, promover e divulgar a Ciência; por outro, reafirmar o legado científico da ilha do Príncipe na História das ciências.

A iniciativa 3 ECLIPSES integra o programa do projecto Eddington na Sundy: 100 anos depois.

16 de Maio | DIA NACIONAL DOS CIENTISTAS
16H00 - Inauguração da exposição TRÊS ECLIPSES

18H00 -AstroTalks | Como o ALMA ajudou a ver a sombra de um Buraco-Negro
palestra por Hugo Messias (ALMA - Atacama Large Millimeter Array)
Local: Rómulo Centro Ciência Viva UC 
Organização: SAC 

29 de Maio - celebração do centenário do eclipse de 1919

14H30 - Video Conferência Príncipe - Sobral

16h00 - 29 de maio de 1919 - o eclipse de Eddington e Einstein
por Fernando Pinheiro (CITEUC)

18h00 - Ópera Gravity 2019 (transmissão online)


13 de Junho
-  apresentação do livro O Eclipse de Einstein,
da autoria de Nuno Crato e Luis Tirapicos,
com a presença de um dos autores, Luis Tirapicos.

Local: Rómulo Centro Ciência Viva UC  
Organização: SAC 

EVENTOS RELACIONADOS

2 de Abril | 18H00 | Rómulo Centro Ciência Viva
O Eclipse Solar de 1919: as expedições científicas e as observações feitas em Sobral
palestra por Ildeu de Castro Moreira (Instituto de Física - UFRJ)

Neste ano se comemora em todo o mundo o centenário das observações astronômicas feitas no eclipse solar de 29 de maio de 1919. As medidas da deflexão da luz das estrelas na borda do Sol constituíram uma confirmação importante da Teoria da Relatividade Geral de Einstein. As observações decisivas foram feitas por astrônomos britânicos em Sobral e na Ilha do Príncipe. Nesta palestra discutiremos a primeira tentativa feita no Brasil, em 1912, para se medir este efeito durante um eclipse solar.  Depois comentaremos sobre os preparativos, feitos em Sobral, para a observação do eclipse pelas comissões britânica, brasileira - que fez observações sobre a corona solar - e norte-americana - que realizou medidas do magnetismo terrestre e de eletricidade atmosférica. Em seguida, analisaremos como ocorreram as observações em Sobral, no dia 29 de maio, e os resultados referentes à deflexão da luz da luz obtidos pela comissão britânica e anunciados em novembro de 1919. Finalizaremos com uma discussão sobre a repercussão destes resultados no Brasil para a aceitação de Teoria da Relatividade Geral e para o reconhecimento de Einstein como cientista. Quando esteve no Rio de Janeiro, em 1925, Einstein escreveu a seguinte frase para os jornais: “O problema concebido pelo meu cérebro incumbiu-se de resolvê-lo o luminoso céu do Brasil.” 

28 de Maio
10H00-11H30: Coimbra a Brincar (actividades hands-on)

Eventos relacionados


3 ECLIPSES - EXPOSIÇÃO
16 de Maio a 22 de Setembro, 2019

100 anos do eclipse de 1919
29 de Maio, 2019