Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
CICLO DE CONVERSAS

19 de Abril
a 3 de Maio, 2017

Ciclo de Conversas Design+Multimédia

Ciclo de Conversas Design+Multimédia é um evento anual, iniciado em 2008, realizado no âmbito dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Design e Multimédia da FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

http://www.uc.pt/fctuc/design-e-multimedia

http://dm.dei.uc.pt

19 de abril | 14H00

Jaygo Bloom é artista, intérprete digital e professor de design na Winchester School of Art, cuja prática profissional tem mais de uma década. Desenvolve projetos de arte digital a nível internacional, participando em exposições e atuando ao vivo para músicos reconhecidos, nomeadamente Phillip Glass, Luke Slater e Franz Ferdinand. Jaygo Bloom é mais conhecido pela sua vertente de video mapping em grande escala e pelo trabalho desenvolvido para o evento Planetary Assault Systems. Para o Festival Forte, em Montemor-o-Velho, Jaygo produziu uma série de instalações imersivas, criando estruturas luminosas tridimensionais que convidam os visitantes a explorarem e interagirem com elas, diluindo as fronteiras entre o mundo físico e o virtual.

http://www.gabba.tv

26 de abril | 14H00

Rajele Jain

Rajele Jain é artista, curadora, investigadora e realizadora, dedicando especial atenção a projectos interdisciplinares e interculturais desde 1993. Natural de Düsseldorf (Alemanha), reside em Lisboa desde 2005. Mestre em Filosofia e Biologia pela Westfälische Wilhelmsuniversität Münster e Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf. Pós-graduação em Media Arte e Design pela Academia de Media Art em Colónia (Alemanha). Concebe, funda e dirige, desde 2005, a Vipulamati Ample Intelligence, associação sem fins lucrativos para a promoção do uso criativo dos novos media. Desenvolve, programa e dirige desde 2008 o Festival Internacional Filmes Sobre Arte Portugal. Prix Ars Electronica “Goldene Nica”, com o grupo artístico Knowbotic Research, Linz (Áustria), 1993. Fellowship in Media Arte pela Academia de Media Art em Colónia, 2000. Gisela-Bonn-Award atribuído pelo Indian Council for Cultural Relations, Delhi (Índia), 2012.

www.rajele.net

www.vipulamati.org

www.films-on-art-portugal.org

www.festival-nova-luz-da-india.org

 

Rui Penha

Rui Penha é compositor, artista intermédia e performer de música electroacústica. Completou um Doutoramento em Música (Composição) na Universidade de Aveiro. A sua música foi tocada e gravada por músicos como Arditti Quartet, Peter Evans, Remix Ensemble ou Orquestra Gulbenkian. Foi fundador e curador da Digitópia (Casa da Música) e tem um grande interesse pela relação entre a música e a tecnologia. A sua produção recente inclui interfaces para expressão musical, software para espacialização sonora, instalações interactivas, robôs musicais, autómatos improvisadores e software educativo. Leccionou em diversas instituições de ensino superior Portuguesas (DeCA-UA, ESMAE, ESART, ULP), e é actualmente Professor Auxiliar Convidado na FEUP e Investigador Sénior no INESC TEC.

 

http://ruipenha.pt 

3 de maio | 14H00

Marta Madureira

Marta Madureira é designer de comunicação e ilustradora, e docente no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave onde leciona ilustração na Licenciatura de Design Gráfico e no Mestrado de Ilustração e Animação. Conta com cerca de 20 livros ilustrados para a infância com textos de Adélia Carvalho, Álvaro Magalhães, Ana Luísa Amaral, António Mota, Inês Fonseca Santos, José Vaz, Manuel António Pina, Vergílio Alberto Vieira, entre outros. É autora e realizadora, juntamente com Pedro Mota Teixeira, da série de animação “As Máquinas de Maria” financiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual. É, juntamente com Adélia Carvalho, fundadora da editora Tcharan.

http://www.illustopia.com/portfolios/all-illustrators/marta-madureira/

http://www.tcharan.pt/ 

 

Pedro Amado

Pedro Amado é doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (2014), mestre em Multimédia (2007) e licenciado em Design de Comunicação (2002) pela Universidade do Porto. Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro, onde leciona Design de Interação e Multimédia Editorial. Membro do grupo de investigação DigiMedia, é também o atual delegado português da ATypI. Os seus interesses de investigação e desenvolvimento centram-se principalmente no Design de Interação, design e desenvolvimento de Comunidades Online, Web e Mobile Design, Design Editorial, Tipografia e Branding.

 

https://pedamado.wordpress.com/

https://m2np.wordpress.com/

https://tiposforadacaixa.wordpress.com/

MAIS INFORMAÇÕES

Quartas, 19 de abril, 26 de abril e 3 de maio de 2017
Horário:  14H00 às 16H00

Anfiteatro do Laboratório Chimico
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Entrada livre

https://www.facebook.com/CicloConversasDesignMultimedia



Organização:

 

 

 

DEI – Departamento de Engenharia Informática da FCTUC

DArq – Departamento de Arquitectura da FCTUC

 

Apoios:

 

 

Festival Forte

 

Coimbra Canal

 

Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Imagem do evento desenvolvida por Bárbara Almeida e Juliana Pires, alunas do 2.º ano da Licenciatura de Design e Multimédia da UC.