Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
MOSTRA DE CIÊNCIA

5 de Dezembro, 2017

Dia Mundial do Solo 2017

Andamos, corremos e nunca paramos. Caminhamos e muitas vezes não pensamos, não olhamos. Por debaixo dos nossos pés um complexo sistema, cheio de vida e dono de um enorme valor. O solo, rico e dinâmico, que existe e suporta, responsável pela provisão de alguns dos bens e serviços essenciais à nossa existência! 
 
Mas, apesar de tudo, o solo continua, ao longo dos anos, a ser negligenciado, enfrentando inúmeras ameaças, como a intensificação da agricultura, com a consequente aplicação de pesticidas, a contaminação por metais e outros poluentes, a salinização e a erosão. No sentido de educar, consciencializar e apelar à mudança, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 2013, o dia 5 de dezembro como “Dia Mundial do Solo” (World Soil Day - WSD). Uma data que é assim um farol de alerta para o público em geral e para os grandes decisores políticos, tentando iluminar para a importância do solo na vida humana. Na vida de todos nós.
 
Este ano, sob o mote "Cuidar do planeta começa a partir do solo", pretende-se alertar o mundo de que os solos saudáveis são a chave para mitigar e adaptar às alterações climáticas, preservar a biodiversidade, alcançar a segurança alimentar, fornecer água limpa, melhorar a nutrição e reduzir a migração forçada.
 
Assim, pelo terceiro ano consecutivo, o Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos, do Centro de Ecologia Funcional (CEF), do Departamento de Ciências da Vida - FCTUC, o Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e, este ano também, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - que comemora neste dia 11 anos de existência! - juntam-se às celebrações, num evento único! Uma mostra de ciência e tecnologia dedicada à temática dos solos, cheia de atividades, experiências e desafios. Vamos da rocha ao solo, em simbiose com os organismos que não vemos e com os outros que vemos, mas escapam à nossa atenção. Como as minhocas que fogem, ou as abelhas que voam. Ou as ameaças reais que nos fazem voltar a pôr os pés na terra. É um universo único, venha descobri-lo connosco!
 
A Mostra de Ciência do Dia Mundial do Solo 2017 tem lugar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, no dia 5 de dezembro, entre as 10H00 e as 17H00. A entrada é livre. Apareça!

MAIS INFORMAÇÕES

Entrada livre.

Eventos relacionados


11 ANOS DE MUSEU DA CIÊNCIA
5 de Dezembro, 2017

venho de longe - aves migratórias
5 de Dezembro 2017 a 29 de Abril 2018

Culture, Networks and Policy: Iberoamerican Cultural Charter
5 de Dezembro, 2017