Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Short history of nuclear magnetic resonance - a time travel with Isidor Isaac Rabi

por Roberto Lamanna (Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica da UC)

A história ficcionada em banda desenhada baseia-se num trabalho histórico-científico, referindo a experiência de Michael Faraday de 1862 para demonstrar a influência do campo magnético nas linhas do espectro do sódio, efeito observado mais tarde, em 1896, por Pieter Zeeman.
Refere também a descoberta do elétron por J.J. Thomson, a experiência de  Stern-Gerlach que permitiu a descoberta do spin do elétron. Este percurso histórico culmina com a actividade experimental de Isidor Isaac Rabi, de Gregory Breit, de Cornelius J. Gorter; de I. I. Rabi, S.
Millman, P. Kusch e J. R. Zacharias que permitiu determinar o momento magnético do elemento químico Lítio.

O cartaz, editado por Roberto Lamanna, foi criado em 2018 para comemorar  o 120° aniversário de seu nascimento, o 30º aniversário de sua morte e o 80º aniversário da publicação do artigo “A New Method of Measuring Nuclear Magnetic Moment” do físico e Prémio Nobel de Física Isidor Isaac Rabi.

O trabalho colaborativo com Luca Buonaccorsi da empresa ILMIOFUMETTO.IT de Milão (ITÁLIA) e o artista David Pirocco resultou numa história de banda desenhada, acessível e fácil de entender: são referidas as descobertas, intuições e cientistas que contribuíram para a observação do fenômeno da ressonância magnética nuclear.

Os personagens desta história ficcionada são: o físico Isidor Isaac Rabi, Albert e seus pais cientistas, Roby (assistente de Rabi) responsável pela conservação da memória científica da ressonância magnética.

Em conclusão, o pequeno livro de banda desenhada, intitulado “RESONANCE-LAND”, narra uma história ficcionada sobre a ressonância magnética, recordando os cientistas que contribuíram para a observação do fenómeno da ressonância magnética.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00
Sala Gonçalves Guimarães