THE CONVERSATION THAT NEVER TOOK PLACE
Herwig Turk
Na instalação artística “The conversation that never took place”, uma série de entrevistas realizadas a quatro investigadores da área da biomedicina, foram editadas e transformadas numa conversa que, na realidade, nunca aconteceu. Uma oportunidade para “conversar” com investigadores sobre temas como a vida e a doença, a natureza da ciência e do conhecimento, a eternidade e a morte, e ver, para além dos estereótipos, de que matérias são feitos os cientistas.
Os protagonistas da “The conversation that never took place” são investigadores que se dedicam às ciências da vida e trabalham no mesmo centro de investigação, o Instituto de Medicina Molecular em Lisboa. Numa primeira leitura, todos são um e um só cientista, representantes de uma mesma geração e de uma mesma sub-comunidade profissional educada globalmente. No entanto, cada um deles emerge, gradualmente, como elemento irrepetível, realçando, de uma forma ou de outra, a diversidade entre si.
Recorrendo à arte como veículo de aproximação entre a ciência e o cidadão comum, o visitante é convidado a reflectir sobre a vertente social dos cientistas e do processo científico.
1 DE FEVEREIRO
16H00 | INAUGURAÇÃO
17H00 | MESA REDONDA
Marta Agostinho, VIVER A CIÊNCIA
Luis Graça, IMM
Paulo Pereira, FCT
Herwig Turk
PRODUÇÃO APOIO