Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O Museu

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra é um museu de ciência que procura dar a conhecer a ciência e a história da ciência a públicos de todas as idades, a partir das colecções de instrumentos científicos da Universidade de Coimbra e de um conjunto de experiências e actividades que envolvem o visitante.

Mantém uma actividade muito diversificada, entre exposições temporárias, visitas guiadas, conversas com cientistas e ateliers, que têm tido um excelente e crescente acolhimento na sociedade portuguesa.

A requalificação do Laboratorio Chimico, edifício único, representativo da história da Química, constitui a primeira fase de um projecto que visa constituir um grande pólo nacional de divulgação de ciência e de museologia científica.
A exposição permanente ‘Segredos da Luz e da Matéria’ é uma exposição que combina o contacto com os objectos, que ilustram a história da ciência, em Coimbra e em Portugal, com a exploração dos conteúdos, através de experiências interactivas e de suportes multimédia.

No Colégio de Jesus pode ainda visitar o Gabinete de Física e a Galeria de História Natural.

A colecção de instrumentos científicos e didácticos de física da Universidade de Coimbra é, sem dúvida, uma das mais notáveis e raras da Europa. Com origem no Colégio dos Nobres em Lisboa foi trazida para Coimbra para fundar o Gabinete de Física anexo à cadeira de Física Experimental, criada na Universidade pelos Estatutos Pombalinos de 1772. Em 2016 o Gabinete de Física foi reconhecido como Sítio Histórico Europeu pela Sociedade Europeia de Física.

O Gabinete de História Natural da Universidade de Coimbra foi criado em 1772 para o ensino experimental na Faculdade de Philosophia. Possui uma colecção didáctica de animais, plantas, fósseis, minerais, rochas e modelos. Os espécimes eram usados em demonstrações no teatro da Natureza e permitiam a observação directa pelos estudantes. Constitui o mais antigo museu de Portugal que se mantém no seu espaço de origem.