Bird-Watching: Visualizações da Influência da "Canção do Exílio"
Alaina Enslen e Joshua Enslen
Escrito em Coimbra em 1843 pelo estudante brasileiro António Gonçalves Dias, “Canção do Exílio” é um dos poemas mais populares de todos os tempos. Durante os últimos 173 anos, o texto de cunho romântico-nacionalista tem inspirado milhares de adaptações por escritores de vários países em todas as épocas e géneros literários, especialmente no Brasil, onde a sua reinvenção textual continua hoje em blogues e sites como Twitter, Facebook e Instagram. Ao aplicar teorias e métodos da crítica literária, da historiografia, das artes visuais e da ciência das redes, esta exposição colaborativa, baseada em mais de mil textos, músicas e fotografias recolhidos ao longo de três anos, apresenta várias leituras visuais da imensa e diversa influência do poema.
Biografias
Joshua Alma Enslen é Professor Associado em West Point, onde leciona disciplinas nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Doutorou-se em Línguas Românicas pela Universidade da Georgia em 2008. Publicou diversos ensaios em livros e revistas sobre escritores-diplomatas, tais como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e Vinicius de Moraes, entre outros. Atualmente desenvolve um projeto de pós-doutoramento no Programa de Materialidades da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que mapeia digitalmente a influência do poema “Canção do Exílio.”
Alaina Enslen é fotógrafa e artista de mixed media. Trabalha no Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque. A sua obra explora as estórias que nos constituem e o modo como a identidade evolui na sua relação com a cultura e com as crenças. As suas colagens-retrato narrativas [narrative portrait collages], combinando pintura com memorabilia e outros objetos encontrados, podem ser vistas em exposições, publicações e coleções privadas. Passou o último ano em Portugal concetualizando, juntamente com Joshua Enslen, processos de visualização como forma de crítica literária.