Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

No próximodia ​6 de Janeiro, pelas 17H00, no Anfiteatro III (rés-do-chão) do Ed. S. Bento (DCV), irá ocorrer o lançamento do novo Catálogo online do Herbário da Universidade de Coimbra (COI).

Serão também apresentados dois novos Kits lúdico-didáticos. Estes incríveis conjuntos, que ficarão disponíveis para venda online, apelam ao colecionismo. Um promove o contacto simples com as plantas, utilizando-as para efeitos decorativos; o outro, de cariz científico, divulga as famílias das plantas da flora portuguesa à medida que o utilizador vai construindo o seu herbário.

Por último, o evento terminará com uma visita guiada às instalações do Herbário da Universidade de Coimbra, uma oportunidade única para conhecer aquela que é a maior coleção biológica nacional!

"Com c. 800.000 exemplares, COI é a maior colecção biológica portuguesa. Tem-se empenhado em facilitar o acesso à informação que a colecção contém, contribuindo assim para o esforço global em acelerar o estudo da biodiversidade. As novas funcionalidades deste Catálogo permitem uma navegação optimizada pelos c. 74.000 exemplares informatizados, incluindo 3.336 exemplares tipo.

Lembramos que as plantas constituem um dos dois grandes reservatórios de CO2 e que 25% das 400.000 espécies vegetais conhecidas estão ameaçadas. Existem 3.810 herbários no mundo, repositórios únicos de c. 382 milhões de exemplares. Constituem fontes de informação notáveis e insubstituíveis em investigação em taxonomia, sistemática, ecologia, anatomia, morfologia, conservação, biodiversidade, etnobotânica e paleobiologia, sendo ainda utilizadas no ensino e pelo público. COI possui parte apreciável desta informação global."

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00
Local: Departamento Ciências da Vida, Anfiteatro III (rés-do-chão) do Ed. S. Bento (DCV)
Entrada Gratuita