Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Três Magalhães

Em 2019 completam-se 500 anos desde a largada da armada de Fernão de Magalhães, mas há mais heróis da História de Portugal com o mesmo apelido.
Durante este colóquio daremos a conhecer três Magalhães que marcaram a História de Portugal e do Mundo:
Fernão de Magalhães (1480 — 1521), o primeiro navegador que circumnavegou o planeta Terra.
Gabriel de Magalhães (1610 - 1677), padre jesuíta natural do Pedrogão que partiu como missionário para o Oriente, passando por Goa e seguindo para a China, onde fundou a Igreja de São José em Pequim.
Ao serviço dos imperadores Shunzhi e Kangxi, Magalhães construiu uma série de dispositivos mecânicos, incluindo um relógio de carrilhão e torre que tocava uma música chinesa de hora a hora.
João Jacinto de Magalhães (1722-1790),  físico, químico e construtor de instrumentos nascido em Aveiro. Estudou em Coimbra, partiu para França em 1756, voltou a viajar em 1763, ano em que chegou a Londres, onde fixou residência. Não voltou mais a Portugal, mas manteve contactos com algumas instituições portuguesas a propósito de pedidos de envio para Portugal de instrumentos científicos. No Gabinete de Física da UC encontram-se alguns instrumentos da sua autoria.
Neste colóquio iremos conhecer os caminhos destes três Magalhães, dos séculos XVI, XVII e XVIII respectivamente.

PROGRAMA

15H00 - Fernão de Magalhães (1480 — 1521), o primeiro navegador que circumnavegou o planeta Terra.
(orador a anunciar)

15H45 - Gabriel de Magalhães (1610-1677), jesuíta na China
por Eugénio Maia do Amaral (Biblioteca Geral da UC)
O Padre Gabriel de Magalhães é ainda mal conhecido mas foi um dos primeiros jesuítas portugueses na China. Teólogo por Coimbra, sinólogo por necessidade, combinou uma eficiente catequese com uma abundante escrita, sobretudo impressa na China e em grande parte perdida. É geralmente lembrado por ter sido o construtor da igreja de Dongtang (S. José), em Pequim, pela sua “Nova Relação da China” publicada na Europa e pelo confronto que manteve com o seu colega alemão Adam Schall.

16H30 - João Jacinto de Magalhães (1722-1790),  físico, químico e construtor  de instrumentos nascido em Aveiro. ágina
por Isabel Malaquias (Universidade de Aveiro)

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 15H00

Entrada livre