Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Acústica e mais além

Anéis, pulseiras ou um colar? Não! Estas são estruturas que interagem com o som e vibrações para tornar a vida quotidiana melhor para todos. Escondidas nos edifícios, nos carros ou no exterior, elas tornam o seu quarto mais silencioso ou impedem que o assento do seu carro vibre. Os labirintos acústicos podem até diminuir a velocidade do som. Arte, estética e ciência andam de mãos dadas para criar aplicações modernas e inovadoras.

A exposição “Acústica e mais além” está patente no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) desde 21 de fevereiro. São apresentados objetos e instalações interativas feitas em universidades de todo o mundo, provenientes diretamente do laboratório. É possível descobrir como pode o som propagar-se, e como a ciência ajuda a manter baixo o ruído ao nosso redor.

Agora pode vê-la também online, numa visita virtual.

    

palestras | 21 de fevereiro

A inauguração da exposição ocorrerá no dia 21 de fevereiro, pelas 15h10. Nesse mesmo dia, quatro cientistas de renome mundial explicarão o fascinante mundo do som e das vibrações no histórico Auditório do Museu da Ciência da UC. Todos são bem-vindos para assistir a estas palestras de divulgação e para colocar questões.

Horário:
9h45-10h45: GENERAL ACOUSTICS, Vincent Tournat (LAUM, UMR CNRS 6613)
11h15-12h15: ROOM ACOUSTICS, Bruno Fazenda (Univ. of Salford)
14h00-15h00: ACOUSTIC MATERIALS, Mathieu Gaborit (KTH) and Marco Miniaci (IEMN, UMR CNRS 8520)

Local: Anfiteatro Museu da Ciência, Laboratorio Chimico


Entidades financiadoras: