Frascos de reagentes do Laboratório Chimico
Nas coleções do Museu da Ciência existem inúmeros frascos de vidro e de forma cilíndrica, que servem para armazenamento de reagentes, quer no estado líquido quer no estado sólido. Alguns destes frascos têm o nome do produto químico gravado no vidro, bem como a inscrição e inegável ligação ao edifício do Laboratório Chimico.
Para facilitar o armazenamento, a proteção e fácil transporte, os frascos de reagentes podem ser guardados numa caixa específica designada piano de reagentes ou laboratório portátil, em exposição no Laboratório Chimico. Este laboratório portátil é composto por 35 frascos, distribuídos por cinco degraus, com uma gaveta frontal (sob os degraus), cada um com 7 cavidades circulares para acomodação segura. No exterior, a caixa tem duas pegas laterais e uma gaveta do lado direito. Este objeto aparece numa fotografia de Augusto Bobone, tirada no anfiteatro do Laboratório Chimico, no final do século XIX.
A melhor maneira de nos servirmos de um frasco que contém um reagente líquido é proceder como indicado na figura: com a mão direita retirar a rolha e pegar no frasco, ficando a mão esquerda livre para segurar no tubo de ensaio.