Aparelho de Kipp
O aparelho de Kipp, instrumento inventado por Petrus Johannes Kipp (1808-1864), farmacêutico de Delft (Países-Baixos), é utilizado na produção de gases e teve a sua primeira descrição num jornal holandês, em 1844.
Para a produção de sulfureto de hidrogénio (H2S) colocam-se fragmentos de zinco metálico na parte esférica mediana do recipiente. De seguida, na parte esférica superior introduz-se ácido sulfúrico diluído, que através de um tubo comunica com a parte esférica inferior (ver figura). Quando a abertura da parte esférica mediana do recipiente estiver aberta (está inicialmente fechada através de uma válvula), o ácido cai pelo tubo e entra em contacto com o zinco, produzindo-se sulfureto de hidrogénio. Quando a válvula é fechada, a pressão aumenta, forçando o ácido a ascender pelo tubo até à parte esférica superior, cessando a reação e a produção de gás, quando esgotar o ácido que contacta com o metal.
A produção de gás neste aparelho não é completamente satisfatória, pois o ácido remanescente da reação (que contém sulfato de zinco) é misturado no recipiente superior com o ácido sulfúrico ainda não utilizado, diluindo-o, o que provoca uma reação mais lenta.
Aparelho de Kipp
MCUC.2020.5.1